top of page

O poder dos mantras

  • Foto do escritor: Ana Lugh
    Ana Lugh
  • 15 de ago. de 2023
  • 4 min de leitura

Você já ouviu falar sobre o poder dos mantras?

Os mantras são palavras ou frases que são repetidas com atenção, intensão e devoção, continuamente durante a meditação ou em momentos de reflexão. Eles surgem nas antigas tradições hindus e budistas e são considerados uma forma de oração.


Hoje a ciência já é capaz de comprovar que a repetição constante dessas palavras acalma a mente nos induzindo a um estado de paz interior e sua potência é tamanha que estudos recentes comprovam que através da prática diária de mantras, somos capazes de mudar estruturas físicas do cérebro.


Neurocientista Andrew Newberg
Neurocientista Andrew Newberg

O neurocientista Andrew Newberg, tem dedicado sua carreira a estudar os efeitos dos mantras e das orações no cérebro humano e através de seus estudos ele chamou a atenção da sociedade médica para o assunto.

Andrew é professor de radiologia, medicina e filosofia na Universidade Thomas Jefferson em Filadélfia, Pensilvânia, e é diretor do Centro de Neuroteologia da mesma universidade.


O interesse dele surgiu após sua experiência como médico no Departamento de Emergência do hospital, quando observou que muitos pacientes em estado grave apresentavam melhoras significativas quando encontravam conforto em sua fé e em suas práticas religiosas. Ele começou a se perguntar sobre o que estava acontecendo no cérebro dessas pessoas durante a oração e a meditação e decidiu investigar mais a fundo.


Newberg realizou vários estudos em que utilizou técnicas de imagem cerebral para medir a atividade cerebral de pessoas durante a repetição dos mantras e paralelo a isso fez o mesmo com pessoas durante a oração. Um de seus estudos mais conhecidos foi publicado em 2001 no Journal of Nuclear Medicine mostrou que a atividade em uma área específica do cérebro chamada lobo parietal diminuiu durante a repetição, sugerindo que essa área pode estar envolvida na sensação de separação entre o eu e o mundo exterior.


Em outro estudo publicado em 2009 no Journal of Alternative and Complementary Medicine, Newberg e sua equipe examinaram a atividade cerebral de 15 participantes enquanto eles faziam a recitação do mantra “Om”. Os resultados indicaram que a recitação do mantra levou a um aumento na atividade em uma área do cérebro chamada giro frontal inferior, que está associada ao controle da atenção e da emoção.


O poder dos mantras nas estruturas do cérebro.

Além de Andrew, vários outros neurocientistas tem se interessado pelo assunto e aqui vale ressaltar um francês que vem sendo estudo pela ciência e foi considerado o homem mais feliz do mundo. Matthieu Ricard na época estudante de biologia molecular, viajou para a Índia, em 1967 e lá conheceu os ensinamentos budistas. Tornou-se PHD em genética celular e aos 26 anos, em 1972 abandonou tudo para tornar-se monge budista. Na década dos anos 2000 Matthieu ficou famoso pelo estudo do neurocientista Richard Davidson que colocou 256 sensores na cabeça do monge para medir sua atividade neural com um aparelho de ressonância magnética enquanto o monge meditava e repetia mantras mentalmente. As medições do cérebro de Ricard foram recordistas em ondas gama, nunca haviam sido registradas ondas gama tão fortes na literatura neurocientífica.


Davidson e seus colegas também detectaram uma forte atividade no lobo frontal esquerdo. A agitação neural nesse determinado ponto do cérebro do monge, de acordo com os pesquisadores, permitiria a Ricard uma condição privilegiada de vida: ele se sente mais feliz do que a média da humanidade e pensa menos em desgraças. Isso deu a ele em 2007 o t/ituo de homem mais feliz do mundo e nos mostra comprovadamente que a prática de mantras e meditação nos torna mais feliz.


Quando repetimos um mantra, estamos direcionando toda a nossa atenção para essas palavras. Isso nos ajuda a afastar os pensamentos e preocupações do dia a dia e a nos concentrar no momento presente. Além disso, a repetição contínua do mantra cria uma espécie de ritmo e vibração que diminui as ondas cerebrais, consequentemente acalma a mente e nos ajuda a entrar em um estado de relaxamento profundo. Os benefícios dos mantras



ree

Os mantras têm diversos benefícios para a mente e o corpo. Além de ajudarem a acalmar a mente e reduzir o estresse, eles também podem melhorar a concentração e a clareza mental. A prática regular de mantras também ajuda a aumentar a autoconfiança e a autoestima, além de promover uma sensação de bem-estar geral, fortalecendo nosso sistema imunológico. Para começar a aproveitar os benefícios dos mantras, você pode escolher uma palavra ou frase que ressoe com você e que transmita uma sensação de paz e equilíbrio. Reserve alguns minutos todos os dias para repetir esse mantra, seja durante a meditação ou em momentos de tranquilidade. Lembre-se de manter uma postura relaxada e respirar profundamente enquanto repete o mantra. Você pode fazer isso sentado com a coluna alinhada, deitado relaxadamente ou até mesmo caminhando. Para potencializar o efeito mantenha uma respiração equilibrada. Os mantras são uma poderosa ferramenta para acalmar a mente e trazer equilíbrio para a nossa vida. Através da repetição dos mantras nos conectamos com o divino e acessamos a paz interior.


Experimente incorporar os mantras em sua rotina diária e observe os benefícios que eles trazem para a sua vida.


Lembre-se de que a prática regular é fundamental para obter resultados duradouros.


Acesse mais conteúdos como esse clicando aqui!

Namastê


 
 
 

Comentários


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

Ana Lugh Yoga 
São Paulo

Política de Cancelamento:
As  aulas poderão ser canceladas com 24h de antecedência.

©2020 por Ana Lugh Yoga. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page